Eless...!!!***

Eless...!!!***

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O que dói mais??

Então que infelizmente não deu..
Pedro perdeu o ano,as notas baixas demais,o aproveitamento muito baixo e ontem conversando com a coodernadora(que devo agradecer aqui foi muito amiga,gentil e justa..obrigada Rosana por estar sempre atenta..)tivemos a triste confimação de que meu filhote fica na sétima série por mais um ano.
Não seria bom pra ele,mesmo que conseguisse notas suficientes nesse último bimestre,passar pra oitava série tão despreparado,com certeza seria muito pior.
Esse post por hora não vai discutir os motivos desse ano perdido,porque afinal por aqui já temos vivido e nos consumido somente disso ultimamente,em breve quero sim falar disso,desabafar,dividir essa situação na visão mais crítica digamos assim.Falar do que aprendi,do que já sabia e previa e de tudo mais.
O que relutei, mais precisei vir colocar em palavras aqui no momento são as dores,porque toda perda tem suas dores,claro tem seus aprendizados e estamos lutando para que Pedro aproveite somente isso o aprendizado,lutando para que ele realmente entenda o que se perde ao perder um ano e o que se ganha ao aprender que  nós temos o comando de nossas vidas e com isso temos tb as consequencias dela pra enfrentar.
Pedro é um menino bom,de boa índole como me disse a coordenadora(talvez por isso me doa mais ve-lo perder um ano de estudos),não repetiu por que tem mau comportamento,mas talvez precise desse ano a mais pra entender que as obrigações não são escolhas nossas e sim obrigações..talvez precise desse ano a mais pra amadurecer o suficiente pra se dedicar de corpo e alma ao que lhe parece tão desimportante agora.
E sendo ele esse menino bom,vcs podem imaginar quão triste ele está com essa notícia né.
Triste em nos deixar triste,triste em ter que ver a turma indo e ele ficando,triste como todos nós ficamos quando falhamos...
A preocupação maior nossa agora é essa,já que o resto já se perdeu,devemos ter cuidado ao juntar os cacos,cuidado ao mostrar a ele tb que tudo tem suas consequencias,afinal tb não podemos agir como se nada tivesse acontecido,isso o faria um menino sem limites.
Ele já tem lá sua propensão a ser depressivo quem nos conhece sabe bem,vivemos lutando e vencendo a cada dia contra isso,e então há de se saber muito bem como agir com esse menino adolescente para que ele não desanime e se entregue a tristeza.As aulas ainda não acabaram ele vai frequentar normalmente,fazer as provas etc..então na minha opnião a ficha meio que ta caindo aos poucos,preparo-me para o fim das aulas realmente,aí sim ele vai precisar demais de ânimo e coragem.
Eu que um tempinho atras caia em prantos se alguem mencionasse que ele pooderia repetir,tive muito o que me trabalhar interiomente confesso,tive muito que conhecer de mim e da vida pra entender e aceitar que foi melhor assim e que então dessa vez não poderei mudar o mundo pra livrar Pedro dessa enrascada,o tempo velho amigo vai dando pra gente experiencia,calma e entendimento pra saber que haverão coisas que farão meus filhos sofrerem e algumas delas eu não ´poderei impedir,e tb haverão algumas coisas que precisarão acontecer para que eles aprendam de verdade alguma lição,porque nem todas lições nesse mundão de meu Deus poderão ser ensinadas por mim.
Fico aqui buscando forças botando pra fora só agora um choro engolido desde ontem,ou desde sempre sei-lá,mantendo me pé,forte,companheira,escondendo o que não sei se chamo decepção ou frustação,sem poder avaliar que nome é o certo nem o que mais dói...porque ser mãe ainda tem dessas né,já tenho a minha dor pessoal de ve-lo perder um ano,e ainda me invade a dor dele que é sempre nossa tb né,dor de filho dói como se fosse da gente né....

Quase sem Querer...

3 comentários:

  1. Lu, que dizer num momento desses, enfim aconteceu o fato tao temido. E acho que aconteceu porque agente sofreu tanto com ele antes dele acontecer, que agora que já está feito, remediado está, e agente pode parar de sofrer. Chorar de vez o que tiver que chorar, depois enchugar o rosto e tirar o aprendizado disso. Acho que será muito importante pra formação de Pedro como um Homem, essa pequena derrota que, agora ele sabe, só se deve a ele. Achoq ue pela primeira vez ele vai sacar que as consequencias tem uma causa, e que elas estão diretamente ligadas as atitudes dele. Ele vai entender que não tem que estuddar porq a mae chata e o vô chato pegam no pé dele, que ele tem que estudar pranão repetir de ano, que seja, simples assim.
    Acho ainda Lu, que esse não é o fim da história, e que ela está apenas começando. Dependendo de como Pedro encare este aprendizado, ele poderá estará rindo disso quando tiver 20 anos. Se ele não entender a lição, este fato ainda será um trauma não assimilado e não resolvido. Enfim, ele deve encontrar seus colegas em outra turma e pra ele acho que vai ser o maior trauma. Nosso esforço é pra que ele aprenda da melhor maneira. Ele deve ficar, vai repetir de ano e vai saber o quanto isso é uma bosta, e talvez não queira repetir mais. Eu imagino Lu, vcs devem estar vivendo um clima de enterro aí neh, vai ser foda assimilar essa perda, achoq ue mais pra vc pois como disse, carrega a sua dor e a dele tb, mas Lu, juro, daqui uns 8 anos, quando ele estiver escolhendo uma facú, vamos todos rir de quanto sofremos e nos preocupamos com isso. Lu, o que eu posso dizer, muita calma nessa hora, não precisamos ficar repetindo e enchendo a cabeça do pedro, pois ele vai sofrer na pele as consequencias disso cada dia letivo de 2012, então, deixemos a cabeça dele digerir isso e o tempo há de dar a lição, é lógico que temos que orientar um pouco seu pensamento, mas a minha proposta é que deixemos o tempo o castigar e estejamos ao lado dele pra apoiar e mostrar que não é o fim do mundo e que ele pode mudar essa situação, pois sim há que se mudar, pois temos a setima serie de novo ano que vem e nao queremos repetir mais. Agora atente pois, pode ser que ele venha com o seguinte xaveco: NAO PRECISO ESTUDAR POIS EU JÁ VI TUDO ISSO, JA ESTUDEI ESSA MATERIA....enfim, tanta coisa que vem a mente, tmemos que conversar pessoalmente.... Não se abata Lu, a luta continua....precisamos de vc animada e feliz....PEdro vai superar issu tudo no fim das contas...ele é um menino ótimo, de bom coração, sabemos disso....bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    é isso aí. É um momento que entristece mas deve ser visto pelo lado positivo. Com o amadurecimento o Pedro vai seguir a sua vida escolar com mais embasado. O importante é não deixar que o fato atrapalhe a auto-estima dele e que ele siga em frente de cabeça erguida.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Lu, só agora li este post... e então, está melhor um pouco, amiga? Que barra hein?! Imagino a dor de sentir a dor de seu filho e nao poder fazer muito além, e como vc disse, ele precisa encarar as coisas da vida, ter suas responsabilidades. Mas dói, né, eu sei.

    Acho que a primeira vontade que aparece é pegar no colo e dizer que está tudo bem... mas não, a gente é mãe e mãe que é mãe faz o que tem que fazer. Mas Lu, vcs vão superar mais essa e o Pedro vai sair mais fortalecido. De repente, ele se apega no esporte para aliviar a tristeza e consegue superar melhor. Quem sabe falando o que precisa ser dito, mas depois desfocando para outra coisa, ele se sinta importante, afinal, ele é um bom menino, como vc disse!

    Vou ficar torcendo por vcs. Para que quando o último dia chegar, todos estejam fortalecidos e preparados para se apoiarem mutuamente. Força aí, viu, amiga!

    E desculpe não ter passado antes...
    Conte comigo!
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir

Dá seu pitaco aí..adoro comentários!!